Mapa do Litoral Norte de São Paulo

29 de novembro de 2012 | Sem Comentários ‹ Home do Blog

Prais Litoral NorteO litoral paulista tem cerca de 700 km de extensão, em que mais da metade é de belíssimas praias espalhadas pelos 16 municípios que recebem um grande volume de turistas durante a alta temporada.

O litoral norte de São Paulo, formado pelos municípios de Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba é o mais indicado para quem gosta de praticar esportes, aprecia uma boa gastronomia, gosta de ir a bares e baladas, e preza pela tranquilidade e sossego, já que as praias desta região são mais vazias.

Mas com toda esta variedade de lugares para visitar e conhecer, fica difícil saber para onde ir primeiro. Pensando nisso nós preparamos um mapa do litoral norte de São Paulo com dicas dos melhores locais para a prática de esportes, as mais belas praias, os mais agitados bares e baladas, além dos melhores restaurantes:

Esporte para todos os gostos…

Para quem gosta de ficar em contato com a natureza vai se deliciar com as paisagens de todo o litoral norte que ainda preserva uma grande área da Mata Atlântica em que os turistas podem aproveitar para praticar rapel, arvorismo, além do trekking, em que você pode se aventurar em uma grande trilha e até acampar durante a caminhada. Os locais mais indicados para a prática deste esporte são Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Bertioga, especialmente na Riviera de São Lourenço, onde existe uma trilha de percurso leve, ideal para a exploração de toda a família.

Trilha

Se você prefere se aventurar pelo mar, rios e lagos você também pode praticar rafting em qualquer cidade do litoral norte. Para passear de caiaque é necessário águas mais calmas e a praia da Feiticeira em Ilhabela é perfeita para este esporte. Agora, se você quer fazer altas manobras no surf, passe por Ubatuba, que é considerada a capital do esporte no Brasil. Mas se você gosta deste esporte e não sabe surfar, a Riviera de São Lourenço tem uma escola que dá aula todos os finais de semana e feriados para pessoas de todas as idades, em uma praia de águas calmas.

Surf

Para quem prefere sentir o vento no rosto, em Caraguatatuba você pode voar de parapente, são 20 minutos em um vôo livre a 300 metros de altura. O Kitsurf também é uma boa pedida, já que consegue juntar o mar e o vento em um só esporte, e a praia de São Lourenço, na Riviera, é perfeita para a prática já que é um dos locais oficialmente autorizados pelo Estado de São Paulo.

Parapente

Mas se você busca entrar em contato com a natureza e desfrutar de momentos de tranquilidade, uma ótima alternativa é a prática do ecoturismo e da pesca esportiva, bastante popular na Riviera de São Lourenço.

Pesca esportiva

As melhores e mais belas praias…

As cidades de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Bertioga possuem as mais belas praias do litoral norte de São Paulo.

Na primeira cidade, as praias de Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande reservam um paraíso de mar calmo e águas cristalinas que fica em uma vila de pescadores, um ambiente tranquilo longe do agito do centro, já Camburi é a praia preferida entre os jovens que querer curtir e paquerar.

Praia de Camburi - São Sebastião

Na cidade de Ilhabela temos a praia do Jabaquara, que é uma das mais belas e preservadas, possui uma extensão de 500 metros de areia branca, além de contar com uma linda lagoa de água doce formada por um rio que deságua perto da praia.

Praia do Jabaquara - ilhabela

Em Ubatuba, a praia do Cedro com sua pequena extensão de areia e águas claras é um ambiente para quem não quer muito agito, pois para chegar até lá é preciso passar por uma trilha a partir da praia de Fortaleza e não são muitos os turistas que exploram este lugar.

Praia do Cedro - Ubatuba

A praia da Riviera de São Lourenço é um exemplo de preservação da cidade de Bertioga. A Associação dos Amigos da Riviera faz um trabalho especial que garante a qualidade do mar e da areia que estão sempre em bom estado de conservação, além dos salva-vidas que estão de prontidão para oferecer segurança para os banhistas.

Praia São Lourenço - Riviera

Sabores para todos os paladares…

Quando pensamos na gastronomia do litoral, seja ele de São Paulo ou de qualquer outro estado, o primeiro prato que vem a nossa cabeça são aqueles com frutos do mar, peixes variados e caranguejos, mas as praias paulistas possuem cardápios para todos os paladares, desde pastel à exótica comida tailandesa.

Se você gosta de pastel de feira e está perto de Bertioga, dê uma passada no Pastel do Trevo que possui os mais variados recheios, como o pastel de vatapá e bacalhau. Sem sair da cidade você pode saborear um das melhores comidas italianas no Ristorante MareMonti, que fica ao lado do Pavilhão de Exposições da Riviera de São Lourenço. Não deixe de experimentar o ravióli de mussarela de búfala ao molho de tomate e manjericão acompanhado dos melhores vinhos da adega climatizada do restaurante.

Ristorante MareMonti

Voltando para o tradicional, em algumas cidades do litoral paulista você encontra restaurantes que oferecem pratos mais praianos. Saboreie o melhor da cozinha de peixes e frutos do mar no Manacá, em São Sebastião, e não deixe de experimentar a famosa calderada do Restaurante Golfinho, um ensopado de camarão, lula, polvo e fatias de peixe que pode ser degustado à beira mar.

Restaurante Golfinho

Mas se você busca por algo mais exótico e original visite o Marakuthai, localizado no bairro de Saco do Indaiá, na Ilhabela, que possui um cardápio inspirado na culinária tailandesa.

Restaurante Marakutai

O melhor da noite do litoral norte…

Depois de passar o dia aproveitando o sol na praia, é hora de tomar um banho e curtir o que tem de melhor na noite do litoral norte. Confira os melhores e mais agitados bares e baladas da região:

  • Los Gringos (São Lourenço, Bertioga): Esta é a primeira casa noturna do litoral norte paulista. Localizada na Riviera de São Lourenço, Los Gringos oferece música para todos os gostos e idades, que vai Pop e Rock para o Axé e Pagode, intercalados com as músicas eletrônicas dos DJ’s da casa;

Los Gringos

  • Galeão (Camburi, São Sebastião): A casa noturna tem mais de dez anos de experiência nas noites litorâneas e oferece música para todos os gostos, já que o público é bem eclético e mais velho. O que chama a atenção dos visitantes é seu ambiente inspirado em um navio de piratas cheio de mastros, redes de pesca, velas e tonéis de bebida;

Galeão

  • Sirena (Maresias, São Sebastião): Inaugurado na década de 1990, a balada já trouxe vários nomes importantes do cenário eletrônico nacional e internacional como o DJ Fat Boy Slim. A casa noturna fica no meio da mata e faz desse ambiente parte de sua decoração. Atualmente, a Sirena é conhecida como a melhor balada do Brasil;

Sirena

  • Pucci Riviera House Beach: A Pucci é uma das casas noturnas mais badalas de São Paulo, com filial na capital e em Campos do Jordão. A estrutura das casas é a mesma, com vários camarotes (sendo alguns VIP), sushi bar e pistas de dança, mas a Riviera de São Lourenço tem um som diferenciado, em que o público vai curtir músicas que são a cara do Verão;

Pucci Riviera

  • 180 graus (Centro de Ubatuba): A casa noturna tem este nome por possuir uma visão privilegiada de 180° para a orla de Ubatuba. Com um público jovem, a maioria do interior de São Paulo, a casa toca o melhor do Dance, House, Pop Rock e Black Music em suas três pistas.

180 Graus

  • Irish Pub (Ilhabela): Com um misto de bar e balada você pode aproveitar para comer boa comida e conversar com os amigos no primeiro andar ou paquerar e dançar a noite inteira na pista do andar de cima.

Irish Pub

Com todas estas opções de lugares, agora é só escolher o que mais combina com você e traçar o seu destino através do mapa do litoral norte de São Paulo.

Mapa do Litoral Norte de São Paulo

Compartilhe este artigo

Comentários:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nenhum comentário ainda.